28.3.09

Hora do Planeta



Hoje, 28 de Março de 2009, o mundo une-se para Salvar o Planeta.
Um apagão entre as 20h30 e 21h30 no continente e Madeira, e 19h30 e 20h30 nos Açores, irá reduzir o consumo eléctrico e as emissões de gases com efeito de estufa um pouco por todo o mundo.

Foram mais de 700 as cidades que aderiram um pouco por toda a parte bem como empresas multinacionais que se mobilizaram em favor da causa.
A minha cidade não aderiu. A minha não adere a nada que seja inteligente e sensato. É uma pena.

No entanto peço a todos, espalhados pelos Açores, Madeira, Continente e pelo resto de mundo que hoje, por uma hora, desliguem tudo o que consuma energia na tentativa de sensibilizar as pessoas e governantes para o facto de que é necessário e urgente a adopção de medidas contra as alterações climáticas.

16.3.09

Maria Elena Barcelona

rendi-me.


Woody sem Woody



Sou preconceituosa. Nunca o neguei. Basta ser A ou B e é suficiente para não encarar com bons olhos.
Basta ser Woody Allen para torcer o nariz, se entrar no filme pior ainda.
Scarlett Johansson virou Diva do dia para a noite e ainda não consegui perceber porquê.
O mesmo se tinha passado com Penélope Cruz que acabou por tirar proveito da fama em Volver.
Em contrapartida tudo o que é tocado por Bardem torna-se imortal(!).

Hoje vou por o preconceito de lado e ceder a Vicky Cristina Barcelona.

13.3.09

Simplex #2

Há coisa de dois meses, no dia 2 de Janeiro para ser mais precisa, fiz um post ao qual chamei Incredibilidade Simplex relatando a minha aventura no simples acto de registar um carro.
Volvidos dois meses e qualquer coisa, o livrete que me devia ter chegado no prazo máximo de um mês anda a passear pelo país.

Já era de se esperar que o livrete não chegasse a tempo e horas (somos governados por uma esquerda de direita for god's sake!!) mas que atrase mais que dois meses já é abuso. Depois quem leva a multa por andar sem livrete sou eu!

Dirigi-me ao Registo e heis que me dizem que o livrete já foi enviado e recebido. Enviado para outra morada qualquer e recebido por outro ser qualquer, que não o meu.
Conversa puxa conversa que entretanto puxava-me pelos nervos, resolve-se o mistério.
O livrete do carro foi enviado para uma morada que me pertenceu há cerca de 5 anos, no outro lado do país, e em que tive outro carro registado. Carro este que há 4 anos passou a ser associado à morada em que encontro actualmente, sendo a mesma em que tentei registar o carro novo.

Portanto... não sei que trocas deram às moradas, como nem porquê mas de uma coisa sei e com muita certeza...

O Simplex existe nas profundezas da mente distorcida dos membros deste Governo Sócretino.

10.3.09

5.3.09

Dia F - Luto pelo atentado ambiental à Fajã do Calhau



Como há já algumas semanas este blog manifestou o seu descontentamento e repugnância pela obra inexplicável na Fajã do Calhau, não podia deixar de aderir à iniciativa do Fiat Lux*Carpe Diem e estar de luto hoje pelo atentado ambiental a esta mesma Fajã em São Miguel. Porquê? Para quem? Para quê? Ninguém percebe sabe e o Governo não responde.


Eles obrigam-nos a vir para a blogosfera gritar...

(Outros que aderiram)

2.3.09

Contra a Sorte de Varas e Touros de Morte nos Açores

Apelo a todos os cidadãos e cidadãs e a todas as organizações ambientalistas/ecologistas e de defesa dos animais

Depois de várias tentativas frustradas de introduzir na ilha Terceira corridas picadas e touros de morte, tem-se assistido nos últimos anos a uma imposição das touradas à corda em ilhas onde não há qualquer tradição, como Santa Maria ou São Miguel, com a conivência ou apoio governamental ou autárquico.

Numa altura que as vozes de sempre aproveitando a revisão constitucional de 2004 e o novo Estatuto Político dos Açores, se preparam para fazer aprovar, na Assembleia Legislativa Regional, legislação que legalize a sorte de varas e depois os touros de morte, um grupo de cidadãos e cidadãs decidiu começar a luta em defesa dos direitos dos animais de que as touradas são uma parte do problema.

Considerando que não é aceitável que nenhum animal seja torturado para entretenimento do ser humano. Considerando que todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida (Artigo 11º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais). Considerando ainda que os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem (Artigo 14º) e por acreditarmos que a evolução cultural irá sobrepor-se à tradição e à ignorância, vimos manifestar a nossa profunda discordância com a referida pretensão e apelar para que:

1- Não sejam promovidas nem apoiadas, com recurso a dinheiros públicos, touradas à corda, nas ilhas onde tal prática não é tradição;

2- Não venham a ser legalizadas as corridas picadas e os touros de morte, por serem alheias à nossa cultura, na Região Autónoma dos Açores.

3- Seja aprovada legislação regional de protecção dos animais que tenha em consideração o disposto na legislação europeia e na Declaração Universal dos Direitos dos Animais que foi proclamada em 15 de Outubro de 1978 e aprovada pela Unesco.

Todas as pessoas singulares ou colectivas (formais ou informais) e blogues que queiram subscrever este apelo deverão enviar um mail para este blog(terralivreacores@gmail.com) manifestando a sua intensão e indicando o nome, profissão (ou instituição a que pertence)e local de residência (no caso dos cidadãos/cidadãs) nas associações e outros colectivos deverão indicar o nome e o local.

(Ver aqui)

Contra a Corrupção



Circula desde hoje na União Europeia uma petição contra a corrupção.
Precisamos de UM MILHÃO. Nós Portugueses somos provavelmente dos mais
necessitados de medidas anti-corrupção.
Vamos a assinar.

(ver aqui)

1.3.09

Obrigada, Sócrates!



Desde sexta que me tento conter e não publicar nada sobre o congresso do PS.
Não mencionar o facto de não se ter falado de nada a não ser do Bloco e da campanha negra contra Sócrates. Não mencionar o irónico apagão, que bem simboliza o estado da mente dos socialistas - apagada e às escuras -, não mencionar a fantástica banda sonora - that's what friends are for - do video apresentado sobre a "historia" do partido em que Manuel Alegre aparece de relance.
Não mencionar o cabeça de lista "free lance" às Europeias. Não mencionar as divergencias dentro do partido sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Não mencionar a ausência de Alegre, etc.

Agrada-me saber que o Congresso foi acompanhado por muita gente e assim já começaram a aumentar o numero de militantes do Bloco e pessoas que se querem juntar a todas as lutas que este país tem pela frente.

Obrigada PS, pelo tempo de antena!