5.6.10

Abandonar formalmente a Igreja Católica


Sempre fui herege assumida e com orgulho até, mas ao saber que o meu registo de baptismo (isto ficou com "P"?) contribui para a Lata de andarem sempre a meter o nariz em assuntos que dizem respeito à sociedade civil e não católica, alegando terem esse direito tendo em conta o grande numero de pessoas baptizadas em Portugal, obriga-me a não querer mais ser cúmplice ou contribuir para essas "velhas de branco" andarem sempre a abrir a matraca.

Aposto que na paróquia onde fui baptizada (continuo sem saber se isto ficou com ou sem "p") nunca ninguém decidiu romper com a igreja, teria sido [mal] falado durante algum tempo. Vai acontecer agora. Temos pena mas será assim...

Ex.mo Senhor Padre ______________
Paróquia de _____________________


REQUERIMENTO

Eu, __________________________, de nacionalidade ____________ e portador do Cartão de Cidadão [no Brasil deverá escrever-se "Carteira de Identidade"] com o número _______ (cópia anexa), venho, de forma consciente e livre, requerer, em conformidade com as normas canónicas que o regulam (câns. 124–126), que seja praticado um “actus formalis defectionis ab Ecclesia catholica”, com a consequente ruptura dos vínculos de comunhão – fé, sacramentos e governo pastoral.

De acordo com o n.º 5 do Prot. n.º 10279/2006 do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos do Vaticano, este requerimento é dirigido à autoridade competente da Igreja Católica, o Pároco da Igreja de __________, onde fui baptizado em __ de _______ de ____.

Por forma a facilitar o processo, informo que o meu baptismo consta de fls. sob o numero ____ do livro de registos de baptismo dessa paróquia referente ao ano de ______, conforme cópia de certidão de baptismo anexa. (parágrafo facultativo)

Assim, e na conjugação dos dois elementos essenciais para o efeito – a minha decisão interna de abandonar a Igreja Católica e correspondente actuação e manifestação externa, com a elaboração deste pedido – venho solicitar que seja averbado no livro de registo de baptizados (cf. cân. 535, § 2) a menção explicita de que foi praticado um “defectio ab Ecclesia catholica actu formali” onde se encontra o meu nome, e com isso se concretize a minha Apostasia da Igreja Católica Apostólica Romana, com as penas canónicas correspondentes (cf. cân. 1364, § 1).

Após a prática do “actus formalis defectionis ab Ecclesia catholica”, requeiro também que me seja facultada uma certidão de baptismo onde aquele acto se encontre averbado.

Espero deferimento,

Assinatura: ________________________

_________, ___ de _________ de ______

Anexos:
1) Cópia de Cartão de Cidadão [ou "Carteira de Identidade", no Brasil]
2) Cópia de Certidão de Baptismo (documento facultativo)”


Daqui já não mamam mais nada!

Sem comentários: